SIGA-NOS

CAMPANHA Amparo Pela Vida

Da Concepção à Maturidade.

Um Olhar sobre a Promoção, Defesa e Cuidado da Vida

Amparo pela Vida 2024

A duração do programa é de 7 meses. A campanha terá início no dia das mães, 12 de maio, e o encerramento será com uma celebração e apresentação dos resultados em dezembro deste ano, data nomeada como Dia Do Amparo.

Amparo pela Vida é uma campanha que tem como objetivo viabilizar e fortalecer iniciativas sociais voltadas à promoção, defesa e cuidado da vida. Quando nos referimos à vida aqui, estamos pensando de maneira ampla, como um direito fundamental que precisa ser garantido a todas as pessoas, de todas as idades, condição socioeconômicas, etnia ou crença. Pensamos especialmente no apoio a grupos mais vulneráveis, que mais enfrentam barreiras para terem garantia desse direito e de acessar as condições básicas para construir e manter uma vida digna, sempre seguindo os princípios da caridade.

Entendendo que a caridade organizada é o caminho mais adequado para tratar os grandes desafios sociais e trazer transformações efetivas, a primeira edição da campanha Amparo pela Vida foi realizada em 2022 com o propósito de mobilizar recursos destinados à sustentabilidade e desenvolvimento da Associação Amparo Maternal, serviço de acolhida a mulheres gestantes, mães e seus filhos em situação de vulnerabilidade.

As experiências das duas primeiras edições trouxeram desafios e muitos aprendizados que precisamos destacar, entre eles, a campanha Amparo pela Vida:

  • Evidenciou o espírito de solidariedade que posição para colaborar e no engajamento de todos aqueles que se dispuseram a colaborar das mais diferentes formas, como fazendo doações, divulgando a campanha ou se mobilizando no trabalho voluntário.
  • Demonstrou a importância do planejamento e acompanhamento das ações para garantir os resultados pretendidos, traduzidos por meio de metas claras e amplamente divulgadas.
  • Promoveu uma gestão cuidadosa e transparente dos recursos foi fundamental para retribuir a confiança de tantos apoiadores.
  • Permitiu perceber o potencial de ampliação do impacto para apoiar mais iniciativas sociais voltadas à promoção da defesa e cuidado da vida e da dignidade humana. Por isso, a campanha está se transformando em um programa maior, que você vai conhecer ao longo deste ano.
  • Essa vivência permitiu a evolução da campanha para 2024, que traz novas metas e mais facilidade para colaborar. Além disso, ao longo do ano, traremos várias novidades, pois a campanha vai se expandir e ganhar novas ações e promover mais oportunidades para quem trabalha ou deseja apoiar projetos de promoção, defesa e cuidado da vida.
Saiba mais sobre quatro os pilares: Fé, Aprendizado, Transparência e Inspiração

A significa abandonar-se nas mãos de Deus, confiar em quem nos chamou por primeiro, rendidos a sua vontade e desejosos em cumpri-la, deixando ecoar a eloquente frase de Santa Teresa de Calcutá “Não sou nada, sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja”.

O Aprendizado é um processo poderoso e que deve ser contínuo, fundamental para o crescimento pessoal e profissional. Na prática você cultiva habilidades e, se compartilhado, o aprendizado certamente se multiplica. Segundo Santo Agostinho isso é Caridade, ele diz "há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade”

A Transparência estimula a participação e o engajamento, a informação compartilhada de forma clara e acessível a todos, aproxima toda a comunidade da gestão exercida por seus representantes, reforçando a confiança na equipe e intensificando o sentido de união e responsabilidade.

E Inspiração pois não temos concorrentes quando falamos de um povo que tem os mesmos propósitos, o que temos são irmãos. Seja inspiração, e um dia alguém vai lhe dizer o que ouvimos de um caro leitor do Rio Grande do Sul, e só assim você compreenderá de modo fidedigno o que é ser inspiração para alguém, ou para uma Instituição ou sociedade:

trabalho da instituição Amparo Maternal tem sido inspiração não só para os que que são assistidos por ela, mas também para quem os acompanham diariamente em suas redes sociais, divulgando suas ações. Eu, como coordenador de uma casa de acolhimento no Rio Grande do Sul, venho copiando suas ideias no brechó, nos eventos que promovem e nas ideias criativas de engajamento com o público. Pra mim, fez total diferença na gestão da nossa casa de acolhimento, pois conseguimos cativar mais ainda a população de nossa cidade, que consequentemente vem nos ajudando com doações e com isso, melhorando nossa casa de acolhida cada vez mais. Unimos ideias para melhor servir a quem mais necessita de nosso amparo. Continuem firmes na missão, que está sendo feita com maestria!”

Kennedy Borges - Coordenador da casa de colhida Nossa Senhora da Conceição de Piratini/RS.